Mantenha o bem-estar do seu Pig

11
Conheça os parasitas que acometem os mini pigs.
22
Mantenha a higiene do local e do animal para evitar parasitores.
33
Tenha um médico veterinário responsável a disposição para tirar suas dúvidas.
44
Mantenha o protocolo de vermifugação e tenha consciência sobre as zoonoses.

Você sabe o que é uma Zoonose?

Zoonoeses são doenças e infecções transmitida do homem para os animais e do animais para o homem através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microorganismo. Aqui iremos focar nos parasitas tanto interno (endoparasitas) quanto externos (ecotoparasitas) dos nossos queridos suínos. Venha aprender um pouquinhos mais sobre o animal surpreendente que hoje está ganhando muito espaço no mercado pet.

A importância da vermifugação

O Vermífugo é apenas uma das ações necessárias para controle das verminoses, mas de extrema importância para a saúde do Mini Pig.

Parasitas comuns em suínos

Você sabia que Mini Pigs também têm sarna??

A Sarna Sarcóptica é uma parasitose de fácil transmissão e longo tratamento, por isso a prevenção é de extrema importância. Após a infecção um dos primeiros sintomas é a presença de coceira e lesões com pontinhos que surgem principalmente nas dobras de pele, causam um incômodo enorme no animal e no ser humano.

Cochliomya hominivorax (Bicheira)

A míiase, a "famosa bicheira”, é uma parasitose transmitida pela mosca-varejeira, que deposita os ovos infectados sobre uma ferida exposta. Se você tem alguma ferida e vai visitar o campo, fique atento, não deixe exposta e lembre-se da higiene.

Cystoisospora suis

A Coccidiose é uma das doenças que mais acometem suínos no período da maternidade e que tem altos índices de mortalidade. Ela pode afetar o desenvolvimento do Mini Pig. A infecção se dá pela ingestão dos ovos presentes no chão. Causador de uma diarréia pastosa. É necessário o isolamento dos infectados e consultar o médico veterinário. .

Amblyomma Cajennence (Carrapato Estrela)

"Famoso" carrapato estrela que pode acometer os Mini Pigs, o homem e outros animais. Para que a infecção por este parasita seja menor, é necessário controlar o ambiente para evitar infestações, roçar os pastos próximos às áreas de convívio e controlar os carrapatos em outros animais da propriedade. O A. cajennense é um transmissor da febre maculosa, por isso, vale ficar atento para não ser picado.

Taenia solium (solitária)

Conhecida por solitária, medindo de 1,5 a 4 metros dentro do ser humano, é transmitida do homem para o porco e do porco para o homem. Para não se infectar lembre-se de higienizar bem verduras e legumes e de preferência (caso você coma carne de porco) comer bem passada. Lembrando que, são as fezes do ser humano com o parasita que infectam o porco.

Stephanurus dentatus

Conhecido popularmente por verme do rim, causador da estefanurose, com 4,5 cm, causa danos principalmente no fígado, rins e pulmões. A insuficiência hepática é a principal consequência clínica dessa verminose, trazendo prejuízos como emagrecimento, apetite alterado e paralisias. Pode ser transmitida através da urina de um suíno infectado, infectando o Mini Pig por via oral, através da pele ou de uma minhoca infectada

Tunga penetrans (bicho de pé)

Uma espécie de pulga conhecida popularmente por bicho-de-pé ou bicho-do-porco, é causadora da Tungíase. A pulga adulta penetra na pele do homem (com preferência por solas dos pés) ou do porco sob a pele, espaços interdigitais e sob as unhas. Causa uma inflamação, provocando coceira e incomodando muito o homem e os animais. O veterinário deve ser consultado.

Metastrongylus apri

É um verme de 6cm, que utiliza a minhoca para afetar o suíno. Esse verme é responsável por prejudicar os pulmões. Também é responsável por ser portador do vírus da Influenza e da Peste Suína. Então fique atento quando seu suíno estiver em contato com a terra

Ascaris suum

São vermes cilíndricos de até 40cm, que liberam seus ovos no ambiente. A ingestão desses ovos torna o ciclo difícil de combater, pois suínos amam fuçar o chão, por isso a higiene local é muito importante para combater o parasita. O suíno pode vir a apresentar falta de ar, pois esse verme afeta o fígado e também o pulmão, causando doenças como pneumonias e insuficiência hepática. Mantenha a higiene e vermífugos em dia, e caso encontre um verme parecido nas fezes de seu animal, consulte seu veterinário.

Haematopinus suis (pulga do porco)

Haematopinus suis é o único piolho encontrado em suínos. Ele é um ectoparasita grande castanho-acinzentado que se alimenta de sangue e causa irritação e feridas na pele. Ocorre nas pregas do pescoço, em torno das orelhas, sobre os flancos e no dorso. Causam muita coceira e deixam os animais extremamente incomodados